sexta-feira, 10 de outubro de 2008

IBGM lança Concurso de Design

O IBGM lançou mais um concurso. Só estranhei que esse ano a inscrição não é gratuita...porque será?

SOBRE O CONCURSO

A proposta do concurso de design "Carnaval, uma Jóia da Cultura Brasileira" é aproximar os criadores de joalheria do universo carnavalesco, em especial, dos figurinos típicos da maior festa popular do Brasil que, em 2009, levará para a avenida o enredo “Ouro...Do Ventre da Terra a Indomável Cobiça do Homem”, através do desfile da escola de samba Unidos do Peruche, em São Paulo.

O concurso propõe aos criadores de jóias a busca de inspiração nas fantasias do carnavalesco Raul Diniz, dez vezes campeão do carnaval paulista e criador do enredo do Peruche, para o desenvolvimento de peças seriadas, voltadas para a produção industrial, que sejam destinadas ao uso cotidiano, não-conceituais.

O concurso estabelece a criação de um conjunto de três peças em ouro 18K, associado ou não a outros materiais, dirigido a um público a ser definido pelo concorrente em seu Memorial Descritivo, devendo conter também uma reflexão sobre as referências brasileiras, no sentido de avaliar que características nos conferem identidade e a relação com o espírito e a vibração do carnaval brasileiro.

O concurso é aberto a todos os criadores de todas as áreas do design. Venha participar dessa jóia que vem do “VENTRE DA TERRA” para brilhar no Carnaval 2009.



Regulamento
Descrição dos quesitos de julgamento

1. Conjunto de Jóias
a. Conceito
Este item avaliará o conceito do projeto concorrente como resposta às propostas do concurso, ou seja, como o candidato avaliou a questão da joalheria que traduz o espírito da alegria e vibração do povo brasileiro e que idéia norteou a criação.
b. Identidade brasileira
A criação deve conter uma reflexão que leve o público a identificar o design brasileiro através das manifestações culturais do país, notadamente o carnaval. A proposta visa buscar elementos que diferenciem e demonstrem as peculiaridades da criação brasileira.
c. Impacto visual
O impacto visual do conjunto deve ser considerado de grande importância dentro do projeto com ênfase na linguagem das fantasias. Atenção para as jóias de uso cotidiano, não-conceituais.

2. Jóia
a. Design
O design, enquanto conceito, está diretamente ligado à criação e a todos os seus aspectos da produção. Assim, este item será avaliado também como pesquisa formal, criatividade e viabilidade de reprodução.
b. Forma e utilização do ouro
Este item avaliará o uso do ouro de forma criativa e seu destaque no conjunto das peças. O ouro deve ser o elemento principal da criação, pois o produto é voltado para joalherias, no entanto, será permitida a mistura com outros materiais.
c. Adequação ao público
O projeto deverá apresentar a definição do público específico a quem se dirige a criação. Este item avaliará a adequação das peças em relação ao público, considerando-o exigente e suscetível a apelos emocionais.
d. Apresentação das pranchas
Formato A4, 21 X 29,7cm, em suporte rígido. A escolha do material de representação (lápis de cor, guache,... ou 3D) ficará a critério do participante. Uma prancha para o conjunto, se possível, e 03 (três) pranchas com especificações técnicas de cada peça separadamente (medidas, materiais, processo de produção)
e. Prazo de Entrega
A entrega do projeto deverá ser feita até 06/11/2008, quinta-feira, às 18h, na sede do IBGM SP (Rua Teixeira da Silva, 433 Paraíso, São Paulo-SP, CEP 04002-031), aos cuidados da Srta. Cecília Buffardi.


3. Divulgação dos Finalistas e Vencedor
No dia 20/11/2008, quinta-feira, às 20h, será realizada uma festa na quadra do Grêmio Recreativo Cultural e Social da Escola de Samba Unidos do Peruche, com parte integrante dos músicos da bateria e passistas, para divulgação dos 10 (dez) finalistas e vencedor.

4. Premiação
Os três finalistas terão suas peças confeccionadas e expostas na 48ª FENINJER, que será realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2008, no Transamérica Expo Center. O designer vencedor ganhará também 02 (dois) convites para o camarote* para assistir ao desfile e 01 (uma) fantasia para desfilar na Escola Unidos do Peruche na ala na qual as peças foram inspiradas. O desfile acontecerá no dia 20/02/2009, às 22h, no sambódromo do Anhembi, em São Paulo (Avenida Olavo Fontoura, 1209 Santana, São Paulo-SP)

* o convite para o camarote inclui: receptivo, jantar especial, open bar completo, livre acesso a praça de alimentação, beauty center, customização de camiseta, shows com grandes nomes da música, estacionamento, transfer, segurança e café da manhã.

5. Como Participar:
A taxa de inscrição para os designers associados* às entidades de classe estaduais, AJESP, AJORIO, AJORSUL, AJOMIG, ARJEP e PROGEMAS, é GRATUITA.
* Associados há mais de 3 meses, com a mensalidade em dia.

Os designers não associados deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) através de boleto bancário.

Importante: a inscrição no concurso será confirmada após o pagamento através do boleto bancário.
A data de vencimento do boleto é de 5 (cinco) dias após o envio da ficha de inscrição. Após esta data, o documento perde a validade e, caso ainda tenha interesse em participar do concurso, deverá entrar em contato com a Srta. Cecilia Buffardi para solicitar a reimpressão do boleto.

Nenhum comentário: