quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ceará marca presença na maior mostra de jóias brasileiras no exterior



Evento na Embaixada do Brasil na Alemanha, em Berlim, reunirá 55 joalheiros de diversas partes do país e integrará o  Circuito Cultural da Alemanha

CAPA LIVRO JOIAS.jpg
A data de 21 de setembro pode ficar marcada como a mais importante da história recente da joalheria brasileira. O motivo é simples: pela primeira vez será realizada uma mostra internacional de jóias brasileiras com tantos representantes do país ao mesmo tempo.

A exposição “Joalheria Brasileira”curadoria da gemóloga Mariana Magtaz, reunirá os principais nomes da joalheria brasileira contemporâneaexpostas no Salão de Exposições daEmbaixada do Brasil em Berlim, na mostra que integrará o Circuito Cultural da Alemanha, espécie de Virada Cultural brasileira

No total serão mais de 100 peças produzidas por 55 profissionais de diversos estados do país, apresentando um panorama atual da produção e do design nacional de jóias, suas influencias regionais como o uso de pedras brasileiras, fibras, sementes e metais diversos (ouro, prata, titânio, etc).

O Ceará será representado pela premiada joalheira Suzane Farias, com o anel artesanal em ouro amarelo 18k, diamantes e quartzo fumê com lapidação especial. Suas peças arrojadas foram usadas pelas atrizes Cláudia Raia, Mila Moreira e Guilhermina Guinle ao longo da trama da novela Ti-Ti-Ti.
Suzane Farias.jpgSuzane faz jóias contemporâneas e se utiliza de formas e texturas diferentes para criar suas peças. Ela busca inspiração na arquitetura, nas artes e na natureza para compor seu trabalho. Para a designer, "Criar uma jóia é ir além do objeto em si, é preciso despertar emoções, prazer e provocar o desejo nas pessoas."
A mostra ainda trará uma seção com 40 painéis na qual será contada a história da joalheria brasileira do período do descobrimento até os dias de hoje. Por meio de textos e fotos de 100 jóias de diferentes épocas, os visitantes poderão conhecer mais sobre a história da joalheria do Brasil e sobre o trabalho de cada joalheiro presente ao evento. A seção é inspirada no livro “Joalheria Brasileira – Do descobrimento ao século XX”, de Mariana Magtaz e que será lançado na Alemanha durante o período da mostra.

Para alemães ou brasileiros, as visitas poderão ser monitoradas. O público poderá contar com o auxílio de estudantes de Arte que explicarão sobre o trabalho de cada joalheiro brasileiro em português ou alemão.


SERVIÇO: Exposição “Joalheria Brasileira”
Data: 21 de setembro a 21 de outubro de 2011
Local: Brasilianische Botschaft - Wallstraße 57 - Berlin 10179 - Deutschland
Horário: segunda a sexta das 11h às 18h.




Nenhum comentário: