quarta-feira, 16 de maio de 2012

Suzane Farias na Fresh From Brazil 2012!!


Ceará participa de exposição com o melhor do design brasileiro em Nova Iorque
Mostra coletiva contará com seção “Joalheria Brasileira”, que reúne trabalhos de 45 designers;
Criatividade e incorporação de elementos tipicamente brasileiros são o destaque da mostra


De 18 a 21 de maio, as atenções do mundo se voltam para a cidade de Nova Iorque, quando é realizado o New York Design Week. Este ano, no entanto, um evento muito brasileiro promete desviar o olhar dos amantes do design que passarem pelo NYDW. É que muito perto dali, no Terminal Stores, acontecerá o “Fresh from Brazil”, exposição paralela, ligada ao evento WantedDesign NYC, que reunirá o que o Brasil tem de melhor em diversas áreas do design, como joalheria, mobiliário, calçados, entre outros.

Com curadoria de Mariana Magtaz, o evento acontece em um grande galpão com espaços dedicados a designers de diversas nacionalidades. Na seção brasileira, destaque para a mostra “Joalheria Brasileira”, que apresentará 45 joias com elementos da cultura brasileira, feitas por designers de diversas regiões do Brasil. Entre as atrações da mostra, o Ceará será representado pela designer de joias Suzane Farias e seu anel “Escultura” em ouro amarelo 18k, diamantes e quartzo fumê com lapidação especial.

Dona de traços arrojados, Suzane já criou peças que foram usadas pelas atrizes Cláudia Raia, Mila Moreira e Guilhermina Guinle ao longo da trama da novela Ti-Ti-Ti. A designer faz joias contemporâneas e se utiliza de formas e texturas diferentes. Para compor seu trabalho, busca inspiração na arquitetura, nas artes e na natureza. Para a designer, "criar uma joia é ir além do objeto em si, é preciso despertar emoções, prazer e provocar o desejo nas pessoas."

As joias serão exibidas em vitrines e também poderão ser vistas em telões ou painéis. O uso de materiais inusitados ou tipicamente brasileiros, como sementes, trançados, vidros, pedras exclusivamente brasileiras, metais até pouco tempo não usados na joalheria como ferro e aço, tecidos como o cetim, além da criatividade do designer ao usar tais elementos, estão entre as principais características que tornam a joia brasileira única no mundo.

“Foi muito difícil selecionar apenas os 45 designers brasileiros que estão participando dessa mostra devido à quantidade enorme de talentos que existem na joalheria brasileira atualmente e que poderiam representar a joia brasileira com muita qualidade. Vivemos, hoje, um novo momento na joalheria brasileira”, explica a curadora da exposição Joalheria Brasileira, Mariana Magtaz.

A mostra “Fresh From Brasil” é organizada pela Associação Objeto Brasil, conta com o patrocínio da Apex-Brasil e o apoio do consulado brasileiro em Nova Iorque. Quem quiser adquirir algumas das joias expostas no “Fresh from Brasil”, bem como produtos brasileiros presentes em outras seções, terá a opção de compra.

MAIS SOBRE MARIANA MAGTAZ
Especialista em joias é uma das pouquíssimas brasileiras com certificação pelo GIA (Gemolical Institute of America), dos Estados Unidos

O conceito do que é uma joia mudou muito ao longo do tempo. Hoje, não são apenas peças feitas de ouro ou prata, como antigamente, que têm tal valor. Os designers de joias contemporâneos enriquecem suas obras com criatividade, técnicas inovadoras, utilização de materiais inusitados, etc., criando Moda e tendências em uma sociedade que tem sede por ser diferente, ter o único e o exclusivo. Tais referências mostram como a joalheria está próxima do público e como o mercado joalheiro sofreu, em sua história, influencia da Arte Pop, da Sustentabilidade e das novas Tecnologias, conceitos até então associados apenas a outras áreas da Arte.

Veja o currículo de Mariana Magtaz:

·      Mariana é uma das únicas pessoas em todo o Brasil (são apenas 19) que possuem certificação internacional em gemologia pelo GIA (Gemolical Institute of America), dos Estados Unidos, e é membro da The American Society of Jewelry Historians.
·      É autora do livro “Joalheria Brasileira – Do Descobrimento ao Século XX”, lançado em 2010 em Nova York e em 2011, na Alemanha.
·      Entre os mais recentes eventos, foi curadora da mostra de joias brasileiras da 14ª SOFA New York, uma das mais importantes feiras de arte do mundo, realizada em abril de 2011. Cargo que já tinha ocupado em 2010.
·      Foi curadora brasileira de um leilão no Museu Smithsonian, de Washington, Estados Unidos, intitulada 1ª Exposição Pan-Americana de Arte Nativa, em 2010.
·      Foi professora no Núcleo de Cultura da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, no IED – Instituto Europeo di Design e na Panamericana Escola de Arte e Design, nas disciplinas de mercado de luxo, gemologia, desenvolvimento de coleção e história da joalheria.
·      É proprietária da Escola de Joalheria Arte Metal (http://escolaartemetal.com.br), que há 16 anos tem colocado no mercado joalheiros como Camila Lovisaro, Sonia Pasetti, Thais Guarnieri e Vivien Feisthauer. Considerada a maior escola de joalheria da América Latina.

SERVIÇO: Exposição “Joalheria Brasileira”
Data: 18 a 21 de maio de 2012
Local: Terminal Stores NY – Evento: WantedDesign NYC

Informações para a imprensa: D2 Comunicação: Tel. (11) 2691-4365
Lucas Martini – lucas@d2comunicacao.com.br
Marina Espindola – marina@d2comunicacao.com.br

Nenhum comentário: