segunda-feira, 8 de março de 2010

Cuide de suas joias!!!

Brinco em ouro, diamantes e rubis Suzane Farias

O discurso de que joia é para a vida toda e que comprar um par de pérolas pode ser um bom investimento não vale para quem trata joias como bijuterias. Os colares, brincos, aneis e pulseiras de ouro ou pedras preciosas requerem um cuidado especial que vai além da forma de armazenamento. Exigem até uma limpeza pós-banho de mar ou piscina.

Colocar as joias em seguida do creme hidratante ou perfume, por exemplo, pode fazer com que as peças percam o brilho. Abaixo seguem algumas dicas para melhor conservação de suas joias:

No verão - Assim que chegar da praia ou piscina deve-se lavar bem a peça com água doce e depois passar uma escova com cerdas macias para tirar qualquer resíduo de sal e cloro. Não tome banhos de mar com pérolas. O sal pode causar danos irreversíveis à textura da gema. A oleosidade natural da pele é excelente para as pérolas, deixando-as mais brilhantes e vistosas.

No dia-a-dia - Evite usar as joias em tarefas domésticas pois alguns produtos químicos podem acelerar o processo de oxidação.

Na academia - Evite usar as joias durante a prática de atividades físicas, como ginástica e corridas, pois o suor causa um desgaste natural da peça.

Na hora de guardar - Mantenha suas joias separadas, uma a uma, em sacos de veludo. Se forem guardadas em cofre, colocá-las numa bandeja de veludo evitando que as pedras preciosas encostem uma nas outras.

Pérolas - As pérolas são vulneráveis à poeira, restos de maquiagem e perfumes. Para conservar o brilho natural da gema, limpe-as após o uso com uma flanela bem macia e guarde-as na caixa em que foram adquiridas. Troque a cada dois anos o fio de seda que prende as gemas. Com o tempo de uso ele vai esticando. Toque suas pérolas. Elas estão vivas e vão adorar essa sensibilidade.

Manuseando - Ao colocar ou tirar brincos e anéis, evite segurá-los pelas pedras. Quando for lavar as mãos, tire antes os anéis. O sabão pode ficar nos cantos das peças, prejudicando o brilho do metal e das pedras.

Manutenção - Periodicamente, segure-a junto ao ouvido e bata de leve na pedra com a ponta do dedo. Se ela estiver solta, você ouvirá um ruído característico. Neste caso, leve-a a uma joalheria o mais rápido que puder. De dois em dois anos, leve as peças para uma revisão no joalheiro.

Fonte: gnt.globo.com

Nenhum comentário: