sexta-feira, 22 de maio de 2009

Curiosidades!!!

Adoro pesquisar sobre tudo que tem relação com o meu trabalho e sempre que encontro algo de interessante procuro compartilhar. Achei super interessante a origem da palavra quilate, no inglês carat. Vem de uma semente originária da África chamada carob, que por ter sempre o mesmo peso, era usada para pesar gemas. Trouxe para vocês o texto que encontrei:



QUILATES – De diamantes 

          O diamante é uma pedra preciosa formada pela cristalização do carbono puro em zonas profundas de rochas, constituindo a substância mais dura que se conhece na natureza. Ele pode ser encontrado disseminado nas massas de pedras, e também em meio ao cascalho de leitos e terraços de rios, em fragmentos de rochas ou camadas sedimentadas de materiais depositados pelo vento e água. 

          Comercializado principalmente como pedra preciosa, o diamante também é utilizado industrialmente, seja na forma de abrasivo para esmerilhar peças, em coroas de sondas geológicas, em perfuratrizes ou em outras finalidades. Seu peso é medido em quilates, com abreviatura “ct” (ao contrário do ouro, cuja abreviatura é “K”, como em 18K, ouro 18 quilates). Esses sinais vêm do inglês “carat”, com origem na palavra “carob”, designação de sementes que por terem peso praticamente igual eram aproveitadas pelas civilizações antigas para calcular o peso dos diamantes, obedecendo a equivalência de uma semente para cada quilate. Essa medida sempre foi usada no comércio de pedras preciosas, embora as variações do sistema métrico adotado em cada região possam ter determinado valores diferentes para ela. Nos dias de hoje, acordos internacionais estabeleceram o peso de dois centigramas (1/5 de grama, ou seja, 0,2 grama) para o quilate métrico, sendo que nos diamantes lapidados os quilates contam em dobro do peso real. 

          Ao ser lapidado ele oferece belos efeitos de luz por causa dos elevados valores dos seus índices de refração e poder dispersivo deste corpo. Até início do século 18 a Índia era o único produtor de diamantes, mas em 1720 descobriram-se diamantes no Brasil; em 1830, nos Urais; e em 1867, na África do Sul. Entre as pedras mais célebres es-tão o Grão Mogol (desaparecido); o Orlov (no Kremlim); o Sancy (Museu do Louvre); o Regente (Museu do Louvre); o Koh-i-Noor (Torre de Londres); e o Cullinan (Torre de Londres), pedra com 3.106 quilates, encontrada em 1905, na mina Premier, próximo a Pretória, na África do Sul. Presenteada em 1907 ao rei Eduardo VII, do Reino Unido, a Cullinan produziu 106 diamantes polidos, entre eles o maior diamante incolor de alta qualidade já lapidado, com 530,2 quilates. O maior diamante brasileiro já encontrado é o Estrela do Sul, garimpado na cidade que tem o mesmo nome, em Minas Gerais. 

          O peso final de um diamante é baseado em seu peso, cor e pureza, qualidade de lapidação e formas, mas a pedra de um quilate para cima, por ser mais difícil de ser encontrada na natureza, pode custar o dobro do preço atribuído à de meio quilate. 

Este texto também foi publicado em www.efecade.com.br, que o autor está construindo. Visite-o e deixe a sua opinião.





FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: