sábado, 16 de maio de 2009

Pérolas Naturais - Você sabia ?

Como ultimamente tenho trabalhado muito com perolas, andei pesquisando sobre elas e resolvi compartilhar com voces algumas informacoes que considero importantes sobre essas maravilhas da natureza.

Elas são um encanto, lindas e inspiradoras. Nossos olhos brilham ao vê-las não é mesmo ? Clássicas e versáteis nunca saem de moda e como são generosas atualmente podem ser usadas de muitas formas em vários estilos. São preciosas mas não são pedras e se não tratadas adequadamente podem morrer.
As pérolas cultivadas de água doce apresentam várias cores, são produzidas por moluscos no Japão, China e Estados Unidos e nestes locais apresentam uma coloração rosa, azul esverdeada ou salmão. Já as South Sea Pearls produzidas no norte da Austrália e sudeste da Ásia variam do prateado ao dourado. A melhor produção em qualidade fica com a China e suas pérolas podem ser as mais caras do mercado. A diferença entre estas pérolas e as produzidas naturalmente pelo molusco é que o homem interfere dando uma ajudinha no processo. Como ? Já vou explicar.
A pérola se forma naturalmente na ostra a partir de um grão (que pode até ser de areia), esse grão produz uma irritação e como defesa o molusco libera uma substância chamada nácar que se deposita ao redor do grão e assim continuamente até formar a pérola. Esse processo leva muitos meses ou anos. Kokichi Mikimoto no início do século XX conseguiu aumentar a produção em pouco tempo colocando no interior da ostra um núcleo fabricado com a concha de outro molusco.
Há relatos históricos de que as pérolas já eram conhecidas e muito valorizadas por povos da Índia, Roma, Egito e Arábia.

*******************************************************
Cuidados com as Pérolas Naturais

As pérolas são frágeis e necessitam de cuidados especiais para estarem sempre bonitas, e esses cuidados são:

- Devem ser guardadas separadas de outras jóias;

- Não permitir o contato com produtos químicos como perfumes, cremes, produtos de limpeza, vinagre, limão etc que por serem ácidos podem ressecar e danificar a pérola;

- Para limpá-las: usar delicadamente um pano macio (flanela de preferência) para retirar a acidez natural que o contato com o nosso corpo transmite (essa acidez faz com elas percam o brilho, descamem ou diminuam o tamanho). Também pode ser usado azeite ou óleo de amêndoas de boa qualidade para manter seu brilho.

(Informações do Portal das Jóias)


Nenhum comentário: